domingo, 10 de abril de 2011

Berlim, entre o passado e o futuro

Sabe quando você quer conhecer tanto um lugar que parece que há algo ser lá?
Essa minha história com a Alemanha, especialmente com Berlim.
Eu conheço nomes de ruas, já sonhei (algumas vezes) andando nessa cidade que me encanta de uma forma particular, apesar de ainda não a conhecer.
É como se eu tivesse vivido lá ou tivesse passado por experiências espirituais lá.
Claro que já passei: li livros sobre Berlim, alguns deles: mais novos, mais antigos...
Um em especial contava uma história que eu gostaria de ter escrito: "Um Brasileiro em Berlim", de João Ubaldo Ribeiro.
Ele narra, em crônicas, o período que viveu na cidade como leitor do DAAD. Com seu bom humor de sempre, ele fala das diferenças culturais, da história da cidade, dos alemães e da vida pós-muro.
Como ele já foi há 20 anos, eu creio que vou ver Berlim muito diferente da que ele narra... Mas claro que vou revisitar (porque eu já visitei, mentalmente ou pela internet) lugares que ele menciona.
A capital que tem a história recente mais apaixonante do planeta, que já foi símbolo da guerra fria, me aguarda em pouco mais de dois meses!
Volto depois ao blog para contar detalhes, imagens e histórias!
Enquanto isso, sugiro que leiam o João Ubaldo... Narrativa mais leve e deliciosa não existe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário